terça-feira, 26 de abril de 2011

Empresa paranaense fará modelagem para hidrelétrica em Sinop

 
 
Uma empresa paranaense venceu a licitação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, e fará modelagem matemática para a Usina Hidrelétrica de Energia Sinop (UHE), que está prevista para ser construída no rio Teles Pires. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União que circula hoje, em publicação assinada pelo diretor de gestão corporativa, Ibanês César Cássel. A modelagem deve apontar o cálculo a ser utilizado para viabilidade econômica da construção, que será apresentado à Agência Nacional de Águas (ANA). Um dos requisitos finais para emissão da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica  (DRDH). Na prática, pode ser considerado um "passo adiante" no longo processo burocrático para a obra ser feita.

O governo explica que o critério para  escolha da empresa foi o menor preço apresentado, R$ 117,3 mil. Não é confirmado quando os trabalhos devem ser iniciados, porém, no site oficial, a EPE informa que o prazo para  a execução é de até 45 dias.

Conforme Só Notícias informou, em abril, das três empresas que disputavam, duas não atenderam as exigências da licitação, sendo esta declarada como fracassada. A UHE Sinop, que deve ser construída no rio Teles Pires, estava prevista para ir a leilão em dezembro passado.
Também, ainda não há prazo previsto para emissão da licença prévia para a obra, que  utilizará 33,700 mil hectares e terá capacidade de gerar 400 megawatts de energia elétrica. Serão abrangidos, além de Sinop, parte dos territórios Itaúba, Sorriso, Ipiranga do Norte e Cláudia. De acordo com estudos da EPE , serão gerados cerca de 3 mil empregos diretos e mais 3 mil indiretos. Ainda não foi divulgado estudo oficial de quantos deverá ser investido.

Fonte: Redação Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário