terça-feira, 26 de abril de 2011

Infiltração é um dos problemas mais difíceis de serem corrigidos e pode se transformar em motivo de muita despesa e dor de cabeça



Com a intensificação do período de chuvas, as infiltrações tornam-se ainda mais freqüentes em apartamentos e casas, acarretando grande desconforto e rápida degradação da construção. O problema começa quase sempre discreto, com apenas algumas manchas escuras.
Erros nos projetos ou na execução da obra e o desgaste natural dos materiais pela ação do tempo são os motivos mais comuns das infiltrações que geralmente ocorrem de três diferentes formas: por meio de trincas e rachaduras, pelos poros do material e ainda por vícios construtivos como, por exemplo, brocas, ninhos no concreto e falhas junto às armaduras.
“A infiltração é um dos problemas mais difíceis de serem corrigidos e pode se transformar em motivo de muita despesa e dor de cabeça se não tratada rapidamente e eliminada por completo”, afirma Nicolau Giovanetti, engenheiro responsável pela unidade de recuperação estrutural da Pires Giovanetti Guardia, especializada em grandes obras.
Providenciar um bom projeto de impermeabilização juntamente com os demais processos executivos da obra é sempre a melhor forma de prevenção do problema. Alguns sinais característicos de uma infiltração são marcas de mofo e bolor, além de degradação nas pinturas das paredes. O primeiro passo para solucionar este inconveniente é descobrir a origem do vazamento. Mas, segundo o engenheiro, algumas situações não são simples de serem resolvidas, e pedem soluções mais técnicas, que exigem supervisão de um profissional.
“Nestes casos, é muito comum a utilização de Produtos Cristalizantes, para diminuir a permeabilidade do concreto, de Membranas, mais conhecidas como as mantas, por exemplo, PVC ou asfáltica, que formam uma barreira impermeável entre a água e a estrutura a ser impermeabilizada, e das Injeções Químicas, que atuam nos vazios da estrutura, promovendo o selamento de forma definitiva”, explica Nicolau.
FIQUE ATENTO
- Infiltrações podem provocar descascamento, bolor, manchas, danificar revestimentos e comprometer estrutura do imóvel.
- Calhas entupidas ou sujas também podem provocar infiltrações. Para sanar o problema é preciso limpá-las, retirando folhas e outros materiais que impedem o escoamento da água.
- Ter atenção aos detalhes construtivos na aplicação da impermeabilização, pois normalmente os casos de infiltrações são verificados em locais como: ralos, tubos emergentes, soleiras de portas, para raios, etc.
- Evitar o uso de ferramentas ou produtos na limpeza ou manutenção que possam agredir os sistemas impermeabilizantes.
- Caso haja danos à impermeabilização, não executar os reparos com os materiais e sistemas diferentes do aplicado originalmente, pois a incompatibilidade comprometerá o bom desempenho.
- Impermeabilizar as estruturas e superfícies em contato com o solo é importante para prevenir ou reparar os problemas de umidade.
- No contato direto com o solo, os rodapés das paredes absorvem a água do solo através dos alicerces não impermeabilizados. A impermeabilização dessas paredes e alicerces durante a construção evita grandes transtornos.
- É necessário contratar um profissional capacitado para realizar a impermeabilização.


Fonte:http://www.zap.com.br/revista/imoveis/dicas-e-materias/o-''ceu''-que-nos-protege-20090427

Nenhum comentário:

Postar um comentário