terça-feira, 19 de abril de 2011

Mais de 7,8 mil são qualificados para construir hidrelétrica

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em parceria com a empresa Odebrecht, vai promover a capacitação de 7.8 mil trabalhadores na região Norte de Mato Grosso, mais precisamente em Paranaíta (890 km de Cuiabá), para trabalharem na construção da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Teles Pires.

Ao todo, serão nove cursos gratuitos, cujo cronograma de operacionalização estende-se até 2013, para suprir a falta de mão de obra qualificada na construção civil. A usina será construída entre Paranaíta, Alta Floresta e Jacareacanga, que já fica em território paraense, e terá capacidade instalada de 1.8 mil MW de energia, interligada ao sistema nacional.

O plano de qualificação do será operacionalizado pelo Senai de Sinop, sob gerência de Rubens de Oliveira, e prevê atendimento de mais de quatro mil estudantes somente em 2011. O cronograma está dividido em dois módulos, o Básico e o Técnico, e segue a padronização do “Programa Acreditar”, da Odebrecht.

De acordo com a assessoria do Senai, a iniciativa oferece os seguintes cursos: Iniciação Básica, Armador de Ferro, Soldagem, Carpintaria, Eletricista, Operador de Máquina (Carregadeira, Escavadeira, Retroescavadeira, Trator de Lâmina, Caminhão Basculante e Motoniveladora). As aulas são realizadas em Paranaíta, no Centro de Formação Acreditar, instalado na sede do programa.

O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, explica que a falta de pessoas capacitadas é o gargalo da construção civil e iniciativas como esta contribuem decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico de regiões que sofrem com o desemprego.

"Somente com o Programa Acreditar, da Odebrecht, conseguiremos qualificar mais da metade da população local de 10.690 habitantes. Paranaíta é um município recente, com apenas 25 anos, e a qualificação da mão de obra dará mais chances aos trabalhadores de conseguir inserção no mercado", conta Figueiredo.

A capacitação de trabalhadores nos municípios onde há unidade instalada faz parte da política de atuação da Odebrecht. E é por meio do Programa Acreditar que a empresa busca incentivar a qualificação da comunidade e absorver a mão de obra local, contribuindo para elevar a empregabilidade nos municípios e evitar a migração de profissionais de outros Estados.

INSCRIÇÃO - Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ser alfabetizados e morar na região de Paranaíta. Os interessados também terão que participar de um processo seletivo, realizado pela coordenação do Programa Acreditar. Alguns cursos do Módulo Básico já estão em andamento e novas turmas são abertas de acordo com o cronograma de realização.

A inscrição é feita na sede do Programa Acreditar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h ou das 18 às 22h. Mais informações no Senai-Sinop (66) 3531-2062 ou na sede do Programa Acreditar (66) 3563-2025.

 Fonte:De Sinop - Alexandre Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário