sexta-feira, 1 de abril de 2011

Otimismo na construção civil segue forte

As indústrias de materiais de construção seguem otimistas em relação ao fechamento das vendas no Brasil em março, de acordo com dados da Associação Brasileira da indústria de Materiais de Construção (Abramat). O Termômetro Abramat, uma pesquisa realizada entre os associados da entidade, apontou que 79% dos empresários consultados avaliou o desempenho do mês como bom e muito bom, ante índice de 81% no mês anterior. Para abril, 83% das empresas estão otimistas quanto ao fechamento das vendas internas no curto prazo.
Com relação ao mercado externo, a sondagem mostra que 36% das empresas estão otimistas com o desempenho das exportações em março, ante 28% em fevereiro. Em abril, a expectativa dos empresários do setor com as exportações permanece regular, com queda na expectativa otimista para 20%.
O Termômetro Abramat mostrou ainda que, em março, 61% dos empresários tinham boas expectativas em relação às ações do governo federal nos próximos 12 meses, ante 66% em fevereiro. Em nota, a entidade ressalta que, apesar da predominância do otimismo, a tendência de queda pode estar relacionada ao recente anúncio de cortes no orçamento do programa "Minha Casa, Minha Vida" e à alta da Selic (a taxa básica de juros da economia).
A intenção de investir nos próximos 12 meses, por sua vez, recuou de 76% em fevereiro para 74% em março. No ano passado, em março, a intenção era de 70%. De acordo com a entidade, o nível médio de utilização da capacidade instalada permanece em 87% desde janeiro.

Gabriella Santana Caldeirão

fonte:www.dgabc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário