sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bahia PCH I firma Termos de Compromisso com a Prefeitura de São Desidério

A empresa Bahia PCH I, subsidiária integral da Neoenergia, responsável pela implantação e operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sítio Grande, e a Prefeitura Municipal de São Desidério, município onde se localiza o empreendimento, firmaram, no último dia 04 de maio, três termos de compromisso para implementação de melhorias nas áreas de saúde, turismo e meio ambiente.

Localizada no Rio das Fêmeas, a Bahia PCH I é geradora de 25 MW de potência instalada e iniciou sua operação comercial em 23 de outubro de 2010.

No primeiro termo de compromisso, a Bahia PCH I se comprometeu a colaborar com a implantação de aterro sanitário em São Desidério, contribuindo com a doação de materiais para a municipalidade. Em 2010, a empresa já havia elaborado o Projeto Executivo do aterro destinado à disposição de resíduos domiciliares e resíduos de serviços de saúde. O referido projeto já foi analisado e aprovado pela prefeitura.

O segundo termo de compromisso visa fomentar o turismo local. Em 2009, a Bahia PCH I elaborou Diagnóstico do Potencial Econômico, Ambiental e Turístico da Região, identificando que o turismo desponta como promissora atividade econômica de São Desidério, com destaque para o ecoturismo e o turismo de aventura. No final de 2010, a Bahia PCH I promoveu curso de qualificação de guias de turismo com destaque para a prática de canoagem, técnicas verticais e primeiros socorros.

É neste cenário que a Bahia PCH I irá ceder para o Município de São Desidério, em regime de comodato, uma área de 0,50 hectare (meio hectare), localizada na margem direita do rio das Fêmeas, equipada com duas edificações que servirão de apoio para depósito de equipamentos e recepção para a prática de rafting. Além disso, serão doados dois barcos com capacidade para oito pessoas cada, equipados com coletes salva-vidas, remos e capacetes, que serão cedidos em convênio para a Associação de Canoeiros. Cabe a prefeitura municipal realizar Convênio com Associação de Canoeiros, para fins de exploração da atividade de rafting na área.

No terceiro termo de compromisso, que tem como objetivo apoiar a Gestão Municipal da Prefeitura de São Desidério nas ações de Saúde Pública, a Bahia PCH I apoiará a capacitação de agentes comunitários de saúde, incentivando as ações ligadas a Saúde Pública e a melhoria da qualidade de vida da população. A empresa irá realizar Curso de Capacitação para Multiplicadores de Saúde Pública, a fim de aumentar a rede de informação básica em saúde do município.

A assinatura dos termos ocorreu na sede da Prefeitura Municipal e contou com a participação dos seguintes representantes: presidente da Bahia PCH I, Enio Schneider; Superintendente de Regulação e Meio Ambiente da Neoenergia, Hugo Nunes; da Especialista de Meio Ambiente, Valéria Guimarães Ladeira; e dos engenheiros responsáveis pela obra Luis Claudio Ribeiro e Thiago Kruschewsky. Por parte da Prefeitura compareceram o Prefeito de São Desidério, João Barbosa Sobrinho, o Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Demósthenes Junior e a Secretária Municipal de Saúde, Marisete de Souza Bastos.

Por fim, na reunião em que os três compromissos foram celebrados, o Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Demósthenes Junior, solicitou apoio da empresa para a construção de um viveiro municipal para produção de mudas de árvores. A Bahia PCH I ficou de ceder, em forma de comodato, o viveiro implantado na PCH Sítio Grande. O viveiro está instalado ao lado da área a ser cedida em comodato para a prática do rafting, com capacidade de ampliação de acordo com as necessidades da Prefeitura, que deseja implantar um viveiro de mudas regionais com capacidade de 100.000 mudas a cada ano. O apoio deve ser formalizado como um quarto compromisso entre a Bahia PCH I e a Prefeitura.

Fonte:http://www.jornalnovafronteira.com.br/?p=MConteudo&i=3450

Nenhum comentário:

Postar um comentário