quinta-feira, 5 de maio de 2011

Construção civil gera duas mil toneladas diárias de lixo

O setor de construção civil gera mais de duas mil toneladas diárias de lixo em Ribeirão Preto. O dado é do Sindicato das Indústrias da cidade. No entanto, apenas uma empresa particular cumpre a lei e joga o material em área própria para descarte. Isso corresponde a 20% do que é gerado pelas construtoras. Os outros 80% são depositados por caçambeiros em terrenos particulares, sendo muitos em áreas de preservação ambiental.
Das 20 empresas que fazem o transporte do entulho, só duas tem licença da Secretaria do Meio Ambiente. Boa parte do material que sobra das construções e reformas está em terrenos baldios, ao lado de avenidas, na periferia e até no canteiro central da Avenida Maurílio Biagi, principal via de acesso da cidade.
Uma resolução de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente diz que os geradores são responsáveis pelo destino do entulho. O local de recebimento, além de ter licença ambiental da Cetesb, deve reciclar o material. Mesmo assim, todos os dias a Coordenadoria de Limpeza recolhe 210 toneladas de entulho de lixo, fato que provocou aumento de fiscalização pela prefeitura.
Segundo a Secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, a cidade precisaria de pelo menos vinte áreas de transbordo e reciclagem de entulho para dar conta de todo o lixo gerado. Cinco delas já estão em fase de implantação.

 Fonte:http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,347679,Construcao+civil+gera+duas+mil+toneladas+diarias+de+lixo+em+Ribeirao+Preto.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário