terça-feira, 24 de maio de 2011

Governador do Estado e presidente do Grupo Alupar visitam obras da Hidrelétrica Ferreira Gomes


A visita está agendada para esta terça-feira, 24, no canteiro de obras, no município de Ferreira Gomes.
O governador do Estado, Camilo Capiberibe, será recebido nesta terça-feira, 24 de maio, pelo presidente do grupo Alupar, Paulo Godoy, no canteiro de obras da Hidrelétrica Ferreira Gomes, no município de Ferreira Gomes. O grupo Alupar é subsidiário da empresa Ferreira Gomes Energia, responsável pela construção da Hidrelétrica.
A empresa Ferreira Gomes Energia foi constituída especialmente para administrar a Hidrelétrica e se instalou no Amapá após vencer o Leilão.
Respeitando as etapas de licenciamento, a implantação do canteiro de obras foi iniciada em novembro do ano passado. A equipe técnica da empresa Ferreira Gomes Energia trabalha com a expectativa de que em meados de 2014 já esteja produzindo energia elétrica, um ganho bastante significativo para o setor produtivo amapaense.
Além do canteiro de obras, o governador Camilo Capiberibe irá conhecer as atividades de implantação da ensecadeira de 1ª Fase, a qual mobiliza cerca de duzentos trabalhadores, entre pedreiros, topógrafos, técnicos e engenheiros. A ensecadeira trata-se de uma estrutura provisória, feita com o objetivo de liberar a área necessária à construção das estruturas da usina hidrelétrica, vertedouro e casa de força.
O modelo de engenharia adotado para essa construção é conhecido como “fio d’água”, uma tecnologia que tem como característica um pequeno reservatório, que opera em níveis constantes. Não há armazenamento de água para escoamento sazonal, o que significa uma pequena área de alagamento, diminuindo os impactos ambientais e sem mudanças na vazão do rio Araguari após o empreendimento.
A construção da usina que produzirá 252 MWh de energia elétrica, suficiente para atender uma cidade de cerca de 700 mil habitantes, já está gerando mudanças bastante significativas no município de Ferreira Gomes, principalmente nos setores econômico e social, com a geração de empregos, renda e o aumento na movimentação do comércio, especialmente alimentício, turístico e hoteleiro.
A Ferreira Gomes Energia, em parceria com as Prefeituras Municipais de Ferreira Gomes e Porto Grande e o Governo do Estado, está implantando o Plano Básico Ambiental, o qual é composto por 36 programas socioambientais, abrangendo reforço à infraestrutura de saúde, educação e segurança dos municípios, qualificação de mão de obra, monitoramento da qualidade da água, além do incentivo ao turismo e projetos esportivos e culturais.
Em relação à qualidade das águas do rio Araguari, a empresa já vem realizando monitoramento através de análise em 12 pontos, distribuídos entre a área do reservatório e o município de Cutias do Araguari. As análises feitas em laboratórios credenciados comprovam que a qualidade atende aos parâmetros exigidos pela Agência Nacional da Água – ANA.
Por ocasião da visita estarão presentes a diretoria geral do Grupo Alupar, diretores e equipe técnica da empresa Ferreira Gomes Energia, integrantes do governo do Estado e autoridades dos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande.
Serviço:
Data da visita: 24/05/2011
Horário: 15h00
Local: Canteiro de obras da Hidrelétrica Ferreira Gomes
Assessoria de Imprensa
Elo Comunicação e Eventos
Jornalista Responsável: Tanha Silva
(96) 9112-4368
(96) 8113-1846

Nenhum comentário:

Postar um comentário