quinta-feira, 12 de maio de 2011

Trabalho informal na construção civil chega a 40%

"Eles recebem mais trabalhando informalmente", diz presidente do sindicato



O trabalho informal na construção civil em Piracicaba está em crescimento. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil calcula que o índice de trabalhadores nesta situação chegue a 40% na cidade, resultado direto de alguns benefícios financeiros que a informalidade traz.
"O trabalhador que recebe R$ 1.047 por mês, que é o piso da categoria, pode ganhar até R$ 1.400 em menos dias ao exercer a profissão na informalidade", conta o presidente do sindicato, Milton Costa.
Ele explica que a falta de pagamento e contribuição com os encargos sociais, como INSS e Fundo de Garantia, faz o rendimento do operário aumentar e trabalhar em situação irregular.
Costa entende que o motivo do crescimento do trabalho informal é óbvio. "A linha de crédito atualmente é facilitada para as pessoas que querem construir e muitas delas não buscam o trabalhador formal para realizar a obra. A questão é que, muitas vezes, o contratado chama um irmão que pode até trabalhar formalmente, mas acaba caindo na informalidade para ganhar mais também".
O presidente lembra que a sociedade precisa se conscientizar do risco na contratação de trabalhadores irregulares. "Quem faz uma obra dessa maneira tem que arcar com as consequências, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Subsidiária, por exemplo, pois a situação foge do controle".
Perigo
O número de acidentes de trabalho em Piracicaba aumentou 35% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. O setor da construção civil é um dos que mais registra acidentes.
De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, 269 casos foram registrados em 2011. Em 2010, 173 casos ocorreram no mesmo período.
"É um resultado direto do aumento do trabalho informal. Os operários são menos capacitados, o que traz também esse aumento dos acidente de trabalho na cidade. É preocupante e precisa ser mudado para que mais pessoas não se machuquem", analisa Costa.
 
Fonte:http://eptv.globo.com/piracicaba/noticias/NOT,1,5,348804,Trabalho+informal+na+construcao+civil+chega+a+40+porcento+piracicaba.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário