quinta-feira, 16 de junho de 2011

Energias do Brasil adquire direitos de exploração de Jari

LISBOA (Reuters) - A Energias do Brasil anunciou nesta quinta-feira a aquisição da ECE Participações, que detém 90 por cento do Consórcio Amapá Energia e os direitos de exploração da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, que terá capacidade para gerar 373,4 megawatts (MW). A empresa não revelou o valor da operação.

A EDP, que possui 64,8 por cento da Energias do Brasil, informou que a capacidade instalada da hidrelétrica corresponderá a 196,1 MW médios de energia assegurada, já aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), "dos quais 190 MW médios foram vendidos em leilão em dezembro de 2010 pelo período de 30 anos até 31 de dezembro de 2044, equivalente ao término da concessão".

Ainda segundo a companhia portuguesa, o projeto prevê o acréscimo de 73,4 MW de capacidade instalada, ainda dependente de aprovação pela Aneel, sendo que a construção deve ter início no terceiro trimestre deste ano e a entrada em operação está prevista para janeiro de 2015.

A participação remanescente de 10 por cento do Consórcio Amapá Energia é detida pela Jari Energética, que tem direito de venda conjunta da participação à Ipueiras Energia pelo mesmo preço e nas mesmas condições de pagamento. O prazo para exercício deste direito termina em 15 de julho de 2011.

(Por Patrícia Vicente Rua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário