terça-feira, 7 de junho de 2011

Estado inicia obras para aumentar oferta de água em Maricá

RIO - O governo do estado, através da Cedae, dá início hoje, no Colégio Municipal Darcy Ribeiro (Rua Euclides Paulo da Silva, s/nº, em Maricá), às obras para implantação do sistema de abastecimento de água de Inoã e Itaipuaçu, distritos daquela cidade da Região dos Lagos. Maior conjunto de obras da história do município, orçado em R$ 70 milhões, os recursos serão utilizados, entre outros, para construir dois reservatórios e 205 km de redes de distribuição. O empreendimento é mais um alinhado com as melhorias do abastecimento do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
- Com investimento da ordem de R$ 70 milhões - proveniente da parceria entre União, Estado e Prefeitura, na esfera do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - as intervenções beneficiam diretamente cerca de 50 mil habitantes. Para levar água à região ainda não abastecida, será construído um booster (equipamento para manter a pressão na rede de abastecimento) em Ipiíba, com três conjuntos de bomba de 200 CV de potência e capacidade de 180 litros por segundo - destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Ao longo da Rodovia RJ-106, serão assentados 9.050 metros de tubulação em ferro fundido, com 600 mm de diâmetro, interligando a adutora existente ao reservatório em Inoã, que será construído e terá capacidade para 2,5 milhões de litros. O conjunto de obras inclui também redes de distribuição de 50 a 400 mm de diâmetro em Inoã, totalizando 55 km de extensão; fornecimento e assentamento de 6.260 metros de tubulação com 400 mm de diâmetro, interligando o reservatório de Inoã a Itaipuaçu; construção do reservatório de Itaipuaçu, com capacidade para 4 milhões de litros; fornecimento e assentamento de tubulação para redes de distribuição, de 50 a 500 mm de diâmetro, em Itaipuaçu, totalizando 150 km de extensão.
A Cedae fará ainda 12 mil ligações à rede de abastecimento, sendo 4 mil para Inoã e 8 mil para Itaipuaçu. A empresa também levará à população de Maricá seu programa de educação ambiental, importante contribuição para que o desenvolvimento no município se dê com sustentabilidade.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário