segunda-feira, 4 de julho de 2011

Norte Energia promove treinamento para garantir boa convivência com indígenas

A Norte Energia S.A. realiza, entre 5 e 6 de julho, treinamento de seus colaboradores, de trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) e demais empresas subcontratadas, para atuarem como multiplicadores de boas práticas de convivência com os povos indígenas localizados no entorno do empreendimento. O objetivo do evento, denominado Oficina de Capacitação dos Multiplicadores: Boas Práticas de Convivência com os Indígenas, é o de promover a sensibilização, conscientização e pactuação de boas práticas de convivência e respeito à cultura local.
Ao todo, são 30 participantes na oficina a ser realizada em Altamira (PA). Estes multiplicadores deverão repassar as orientações aos demais funcionários integrantes de suas respectivas áreas tanto nos canteiros de obras quanto nas frentes de construção civil. Um exemplo são aqueles envolvidos na construção das bases de fiscalização e proteção das terras indígenas.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) foram convidados para acompanhar esta Oficina. Além de obter informações sobre os povos indígenas do Médio Xingu e regras de conduta, os participantes receberão dados sobre o processo construtivo da Usina. Serão apresentados neste evento os métodos para repasse das informações aos demais trabalhadores.
A oficina dará ainda subsídios para a elaboração do Manual dos Multiplicadores e do Código de Convivência, material a ser utilizado ao longo da obra para promover o bom entrosamento entre os trabalhadores de Belo Monte e os índios. Entre as recomendações estão restrições à pesca e à caça e o respeito à diversidade cultural, uma vez que a região onde será construída a usina engloba doze terras indígenas, compostas por nove etnias diferentes.
O projeto de construção de Belo Monte, preparado pela Norte Energia S.A., tem o compromisso de permitir a manutenção das condições de vida das etnias em suas próprias terras e de desenvolver ações para resgatar e valorizar a cultura destas comunidades.
A Norte Energia reitera que o projeto não irá inundar nenhuma terra indígena e, por esta razão, nenhuma comunidade nestes locais será removida pelo empreendimento.
Serviço:
Oficina de Capacitação dos Multiplicadores: Boas Práticas de Convivência com os Indígenas
Data: 5 e 6 de julho
Local: Hotel Amazon Xingu, Altamira (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário