terça-feira, 5 de julho de 2011

Novas estações de trem em Novo Hamburgo

O Consórcio Nova Via, formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura (líder do Consórcio), Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T´Trans, está trazendo para a expansão da Linha 1 do Trensurb – trajeto que ligará Porto Alegre a Novo Hamburgo pelos trilhos do trem, um conceito de arquitetura jamais vista em solo gaúcho.
Novas estações do Trensurb em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, inauguram um novo conceito de modernidade e inovação no transporte ferroviário do Estado (foto: divulgação)
Com um design moderno, inspirado em projetos europeus, com vigas em formato arrendado, as quatro novas estações – Rio dos Sinos, Liberdade, Fenac e Novo Hamburgo, se diferenciam pela praticidade, inovação e beleza. “Pensou-se muito na questão de ser uma obra necessária para a população, mas nem por isso precisava ser feia,” ressalta o gerente de engenharia da obra, Rodrigo Lacerda, sobre o benefício desse conceito para a inserção urbana.
O desenho das novas estações priorizam a iluminação e ventilação natural, contribuindo significativamente para a redução no custo de energia. “É a iluminação zenital com policarbonato translúcido, como se fosse uma clarabóia, que garante uma iluminação natural por um período prolongado,” explica Lacerda. Já a cobertura, feita com uma telha sanduíche de aço galvanizado, permite isolamento e conforto térmico aos usuários. Cada uma das estações também será coberta nas laterais, oferecendo proteção contra chuvas e intempéries.
O piso também foi pensando de forma a oferecer segurança e beleza às novas estações. Feitos de porcelanato e revestimento antiaderente, eles levam granito em toda a sua borda.

Identificação através das cores

Baseando-se no estilo das estações de trem das grandes metrópoles do país, para cada uma das novas estações, pontos específicos das laterais e parte da estrutura externa terão uma cor distinta da outra.
A padronização desses ambientes, através da pintura, terá como objetivo facilitar o deslocamento e o fluxo das pessoas que deverão circular nessas novas áreas. Antes, o usuário do trem tinha somente a opção da leitura dos placares para a identificação na chegada das estações.
Com as novas estações cada cor servirá também como facilitadora, pois esse tipo de informação visual é mais rápida de ser assimilada do que a leitura.

Integração com a cidade

Não só oferecer uma alternativa confortável e segura de transporte, mas a expansão do Trensurb também vai integrar usuários e comunidade. O espaço embaixo da linha será reurbanizado com áreas de lazer – como pistas de corrida, ciclovias, e canchas de bochas -, integrando o trem com a cidade. Para que esse espaço fosse construído, a geometria foi cuidadosamente produzida com formas mais arredondadas, de forma que, visualmente, a arquitetura se torne mais agradável para quem percorrer o local.
A obra
O Governo Federal está investindo R$ 700 milhões na obra e conta com a contratação de 2000 trabalhadores diretos e gera mais de 3.000 empregos indiretos. A previsão de finalização da obra é para o primeiro semestre de 2012.

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