quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Indústria de materiais de construção segue otimista, mas contenção da inflação preocupa


O setor de construção civil no Brasil segue aquecido e a maior aposta das indústrias de materiais é o mercado interno, segundo o Termômetro ABRAMAT deste mês de agosto. Das empresas consultadas em agosto, 69% afirmaram estar otimistas com o desempenho do setor neste mês. A pesquisa retrata que 66% consideraram que o mês anterior foi bom ou muito bom e 83% estão otimistas sobre as vendas do mês de setembro.
Ressalta-se que 12% das empresas consideraram ruim ou muito ruim o resultado das vendas de Julho, e apenas 2% estão pessimistas em relação às vendas de agosto. Para o mês de setembro nenhuma das empresas se declarou pessimista. Para o mercado externo, a sondagem indicou um quadro praticamente inalterado entre a avaliação do desempenho de julho, e as previsões para agosto e para setembro, que se mantem numa média de desempenho regular.
Apesar do otimismo no curto prazo para vendas no mercado nacional, as empresas demonstram prudência quando o assunto é investimento no médio prazo. Em agosto, 69% das indústrias de materiais de construção afirmaram que farão investimentos nos próximos 12 meses, um recuo de 5%, contra o índice de 74% no mês de julho. Em agosto do ano passado, 75% das empresas apresentaram pretensão de investimentos para os 12 meses seguintes. O nível de utilização da capacidade instalada industrial permanece alto, mantendo-se na média de 86% meses de julho e agosto.
“Conter os investimentos pode ser uma medida de preocupação com a política brasileira. As empresas perceberam que as ações do governo estão mais voltadas para a contenção da inflação e da nova crise mundial”, avalia Melvyn Fox, presidente da associação. Em julho, 50% das consultadas tinham boas expectativas com relação às ações governamentais para o setor nos próximos 12 meses. Este mês, apenas 38% forneceram a mesma resposta, houve um significativo aumento nas estatísticas de empresas “indiferentes” ao avaliar as ações do Governo Brasileiro para o setor.
Sobre a ABRAMAT
Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 49 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade sócio ambiental dos agentes do setor.  


Fonte: Holofote  Assessoria de Imprensa  Lucas Borba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário