quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tessler Engenharia implanta logística apurada em obra de retrofit de luxo da Bodytech



Gerenciamento possibilitou que 400 homens trabalhassem ao
mesmo tempo em que a academia triple A matinha suas atividades normais, com
quatro mil alunos/dia, no subsolo do Shopping Eldorado, em SP


A inauguração da nova unidade da Bodytech (antiga Fórmula Academia), na última semana de agosto, no Shopping Eldorado, em São Paulo, se destaca não apenas por seus números superlativos, como o investimento de R$ 22 milhões, ou seus 53 mil alunos em 26 unidades, mas pela minuciosa logística e gerenciamento eficiente necessários para obra de modernização. Para isso, os sócios da mega-academia, na pessoa de Paulo Bodas, contrataram a Tessler Engenharia, empresa especializada em gerenciamento de projetos e planejamento de obras, e que esteve à frente do projeto de retrofit da Bodytech.
Antes
De acordo com Marcelo Tessler, da Tessler Engenharia, a construção exigiu uma complexa operação de planejamento e logística, em que 400 homens trabalharam em turnos de 24 horas e conviveram, durante um ano, com cerca de 4 mil alunos/dia, sem se fazerem notar. O trabalho de gerenciamento da Tessler garantiu que obra da mega-academia, de 9.300 metros quadrados, com salas de ginástica, esportes, piscinas e wellness, além de clinica e SPA, fosse realizada no terceiro subsolo do shopping, em ambiente limpo e organizado.
Depois
Era necessário tocar as obras com a academia em pleno funcionamento, reduzindo ao mínimo os transtornos para os frequentadores. Desde a sua concepção, a unidade recebeu tratamento premium. “Nem as academias de Madri, na Espanha, tidas como as mais sofisticadas do planeta, com tecnologia de ponta, chegam perto da grandiosidade desta, que é a âncora do grupo Bodytech, cujas 26 unidades estão sob contrato de gerenciamento da Tessler. É uma blue chip, ou triple A, na categoria fitness”, explica Marcelo Tessler.
O grande desafio foi superar, em qualidade e em prazo, a obra na qual Marcelo Tessler havia participado como engenheiro, há 20 anos, antes de criar a Tessler Engenharia. Na época, a academia era a Fórmula, marca agora adquirida pela Bodytech. “Voltei para trabalhar no retrofit de uma obra que ajudei a construir”, destaca Marcelo.
E as estratégias de planejamento, criadas para que a obra evoluísse sem prejuízo da freqüência e aproveitamento dos alunos, foram tão eficientes que houve aumento do número de matrículas durante a fase de remodelação. Algumas das providências idealizadas pela Tessler, por exemplo, foi a construção de passarelas para circulação, além de salas alternativas, com o mesmo padrão das já existentes, para lutas, spinning e bike. “Os alunos até elogiavam os espaços provisórios, tal o cuidado com os acabamentos, paredes, pisos e acessórios utilizados. Tivemos 15 dias para entregar essas salas”, comenta Marcelo.
Entre as novidades da Bodytech do Shopping Eldorado está o parque aquático, dotado de acessos em lâmina d´água interligado aos vestiários. São quatro piscinas, duas delas semi-olímpicas. Com projeto arquitetônico de João Armentano, espelhos, vidros, madeira de demolição, aço, e pisos claros, em várias tonalidades, foram os materiais usados em profusão na obra. A construtora que executou a obra foi a Mutual Engenharia.
A Bodytech tem como assinatura academias com estrutura de primeiro mundo, com projetos arquitetônicos e de iluminação exclusivos, mobília de designers renomados e acabamentos importados. Conta com equipamentos de musculação, cárdio e funcionais das melhores e mais renomadas marcas do mundo, em ambientes integrados, totens de atendimento no lugar dos quadros de horário, telas para projeção de informações sobre a academia, além de amplos vestiários com hidromassagem, sauna e ofurôs.
O que é gerenciamento de obra
A empresa que faz gerenciamento de projetos e de obras, como a Tessler, tem como função planejar e coordenar todas as diferentes atividades e operações que fazem parte de uma construção. Tudo começa pelo gerenciamento e coordenação dos vários projetos, tais como o arquitetônico, o de estrutura, o de instalações elétricas e hidráulicas, entre outros. As interfaces entre esses projetos precisam ser estudadas para que na hora da execução não haja dúvidas sobre o que e como fazer. Isso evita as improvisações, erros e retrabalhos, que prejudicam prazos e aumentam custos.
Durante a execução da obra, também é preciso acompanhá-la para que sejam cumpridas todas as especificações do projeto. Tudo deve seguir uma seqüência clara e lógica de etapas, com início, meio e fim, para atingir os objetivos definidos, de acordo com o prazo, custos e qualidade. Baseado num planejamento rigoroso, o gerenciamento de obras busca antecipar problemas e imprevistos, resolvendo-os antes do início da fase da construção. Dessa maneira, permite uma racionalização da obra e aumento da produtividade, o que facilita o cumprimento de prazos, custos e qualidade, com redução de desperdícios e retrabalhos.
Sobre a Tessler Engenharia
Empresa de engenharia, há16 anos no mercado, especializada em planejamento, gerenciamento e projetos multidisciplinares, que atua nos segmentos de obras comerciais e industriais. Entre os serviços oferecidos pela Tessler estão o acompanhamento, fiscalização e planejamento de projetos e obras pelo sistema turn key (ciclo completo até a entrega das chaves), além de realizar estudos de viabilidade técnica para implantação de empresas e grupos estrangeiros no Brasil. A Tessler possui ainda clientes nas áreas hospitalar, de shopping centers, cinemas e de esportes.
Além do seu trabalho, pautado pela qualidade e excelência técnica, a empresa também se preocupa com a responsabilidade social. Participa do Projeto Sol, que tem como objetivo a educação integral de crianças e adolescentes moradores da Cidade Dutra, na periferia de São Paulo, que atende atualmente 220 crianças e jovens, de 6 a 18 anos, em regime de educação complementar à escola, acompanhando e incentivando o seu desenvolvimento integral, proporcionando atividades de esporte, cultura e lazer.


Fonte: Assessoria de Imprensa Porta Voz- Bruna Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário