segunda-feira, 4 de abril de 2011

Duas empresas não atendem exigências de licitação para UHE Sinop

Duas empresas não atenderam as exigências da licitação na modalidade convite da Empresa de Pesquisa Enérgica (EPE) para modelagem matemática da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE Sinop). Segundo publicação feita hoje no Diário Oficial da União,  assinada pelo Diretor de Gestão Ibanês César Cássel, apenas uma empresa foi habilitada à prestar o serviço. A modelagem está orçada é de R$ 148,7 mil com prazo de 45 dias para ser concluída.

Com base no resultado, o diretor justifica que a Empresa de Pesquisa Energética tornou público que esta licitacão, por não atingir o número mínimo de 3 propostas válidas, acabou sendo "fracassada", diz em um trecho da decisão. Não é mencionado se será aberta e quando acontecerá nova concorrência. A modelagem deve ser apresentada à Agência Nacional de Águas (ANA), como requisito final para emissão da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica  (DRDH).

A UHE Sinop que deve ser construída no rio Teles Pires estava prevista para ir a leilão, em dezembro passado, como havia divulgado a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A secretária adjunta de Qualidade Ambiental, Mauren Lazzaretti declarou na época que não havia tempo hábil para que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) analisar os estudos de impacto ambiental.

Mauren explicou ainda  que não havia previsão de quando seria emitida a licença prévia, porém, disse que poderá demorar até quatro anos. Conforme Só Notícias informou, a  usina é uma das cinco que serão implantadas no Teles Pires. A área utilizada será de 33,700 mil hectares atingindo diretamente 408 famílias. Ela terá capacidade de gerar 400 megawatts de energia elétrica e abrangerá, além de Sinop parte dos territórios Itaúba, Sorriso, Ipiranga do Norte, Cláudia.

De acordo com estudos da EPE , serão gerados cerca de 3 mil empregos diretos e mais 3 mil indiretos. A barragem terá comprimento de 470 metros e altura de 52 m, com margem direita de cerca de 140 m e altura máxima de 22 m, e o lado esquerdo terá de cerca de 176 m, e altura de 30 m. O nível máximo de água será de 302 metros, com vazão de 6.702 m³/s. Ainda não foi divulgado estudo oficial de quantos deverá ser investido na obra.

Fonte: Redação Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário