segunda-feira, 4 de abril de 2011

Santo Antônio Energia promove workshop sobre conservação da ictiofauna da região

Durante os dias 31 de março e 01 de abril a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação, futura operação e comercialização da energia que será gerada na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, promoveu o workshop ‘Biologia, Pesca e Conservação da Ictiofauna na Área de Influência da UHE Santo Antônio’ para pesquisadores envolvidos no Programa de Conservação da Ictiofauna, consultores e membros da comunidade científica, com objetivo de trocar informações para acompanhamento e avaliação dos trabalhos de preservação das espécies e pesca da região. 
Os participantes abordaram os temas relacionados à área amostral, pesca, espécies alvos, Sistema de Transposição de Peixes, inventário, comunidades, ictioplâncton e crescimento das espécies envolvidas com a implantação do complexo hidrelétrico do rio Madeira. 
Estiveram presentes pesquisadores de carreira nacional e internacional das áreas de ecologia e biologia de peixes de água doce e reservatórios, incluindo autoridades que se dedicam exclusivamente ao estudo de peixes do rio Madeira e membros do Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Paul Van Damme, da Universidad Major de San Simon, na Bolívia, considerou o workshop importante para o incentivo à prática da pesquisa científica, especialmente na amazônia, pelo potencial hídrico da região. 
O coordenador de meio ambiente da Santo Antônio Energia, Aloísio Ferreira, salientou a importância do compartilhamento das informações de todas as equipes, para alinhamento das ações que resultarão na futura Licença de Operação, necessária para a geração de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, prevista para dezembro deste ano. “São muitos dados já levantados que precisam ser compartilhados com a comunidade científica, como o inventário de mais de 770 espécies de peixes, das quais 40 nunca haviam sido catalogadas antes e também os mecanismos que garantirão a subida dos peixes na piracema quando a usina estiver em funcionamento”, finalizou. 
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada.A usinatem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte:José Carlos Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário