sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eletronorte conclui montagem de torre

A Eletronorte concluiu a montagem da primeira torre da linha de transmissão do Linhão que vai levar energia da Usina Hidrelétrica de Tucuruí até Manaus e Macapá. A linha de transmissão vai beneficiar também dezenas de cidades da região amazônica que não contam com abastecimento de energia hidrelétrica e são abastecidas por parques termelétricos, o que acaba onerando as contas de energia de todo o país pelo gasto com combustíveis, a chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), cobrada igualmente na conta de todo brasileiro.

PAC

A montagem da primeira torre da linha de transmissão foi comemorada pela Eletronorte. De acordo com o diretor de Planejamento e Engenharia da empresa, Adhemar Palocci, este é mais um dos grandes empreendimento do PAC no país.

“O Linhão permitirá a integração dos sistemas isolados de Manaus e Macapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN), possibilitando a redução do consumo de combustíveis nos parques termelétricos da Amazônia e o recebimento de uma energia elétrica mais limpa e mais confiável”.

A obra de interligação entre a usina de Tucuruí e as duas capitais tem um total de 1.850 quilômetros de extensão e um valor total de investimento de R$ 1,8 bilhão. A torre concluída está situada no trecho entre Oriximiná e a subestação Engenheiro Lechuga, na capital amazonense, um trecho de 586 quilômetros. A estrutura possui 62 metros de altura - o equivalente a um prédio de 20 andares - e pesa 24 toneladas. 

Fonte:Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário