sexta-feira, 15 de abril de 2011

STICCERO VOLTA A DENUNCIAR MAUS TRATOS EM OBRAS DA CONSTRUTORA ENGECON


















Pela terceira vez consecutiva, operários da Construtora Engecon Ltda voltaram a denunciar nesta quinta-feira [14] ao STICCERO [Sindicato dos Trabalhadores Na Construção Civil do Estado de Rondônia] uma nova onda de irregularidades que viriam ocorrendo dentro dos canteiros de obras de responsabilidade da empresa. 

Com várias frentes de serviços nesta Capital, a construtora ainda não teria se adequado à legislação e foi acusada pelos trabalhadores de permitir “a violação de direitos específicos da classe trabalhadora e do movimento sindical previstos em convenções e mediações presenciais nas mesas de negociações com o Ministério do Trabalho e Emprego”, diz o vice-presidente do sindicato da categoria, sindicalista Altair Donizette.
Entre as irregularidades, a categoria relacionou a falta de equipamentos de proteção [EPIs], cortes nas horas extras [trabalhadas e não pagas], subtração do Vale Transporte na admissão, perpetuação do sistema de ganchos [falta forçada], atrasos contumazes de salários, não valorização profissional [classificação], aviltamentos, assédio moral, além da exclusão de vários benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho e suas variáveis.
SISTEMA BRUTO – Em meio às denúncias, diretores do STICCERO e da CUT [Central Única dos Trabalhadores] anotaram, ainda, queixas sobre a falta de higienização do ambiente de trabalho, bem como flagrantes de desrespeito a dignidade dos trabalhadores atribuídas aos encarregados [chefes imediatos] e engenheiros responsáveis pelos empreendimentos contratados à empresa pelo Governo do Estado e iniciativa privada.
Segundo membros da CIPA [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes] a falta de equipamentos de proteção é do conhecimento da direção da empresa e já foi denunciada aos fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego [SRT-E]. Mas nenhuma providência foi tomada até esta data, sobretudo quanto às condições de saúde do trabalhador.
A situação das trabalhadoras no quesito higiene dos banheiros dentro canteiros de obras é assustadora na maioria das obras dessa empresa. O grupo Engecon é concessionário de inúmeras obras contratadas pelo Governo do Estado de Rondônia, entre as quais, destacam-se a do Teatro da Capital Porto Velho, CPA [Centro Político Administrativo] e outras de maior importância contratadas pelo setor privado.
Na assembléia realizada nesta quinta 14 no canteiro principal da Engecon [Avenida Farcquar] os trabalhadores obtiveram a garantia dos diretores do STICCERO de levar ao conhecimento do MPT [Ministério Público do Trabalho], da SRT-E [Superintendência Regional do Trabalho e Emprego] e do TRT-14ª Região [Tribunal Regional do Trabalho] as denúncias para que os procedimentos cabíveis sejam tomados
Fonte:Portal de Rondonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário