segunda-feira, 2 de maio de 2011

Agropecuária vai a Justiça para fechar "cascata" e construir PCH em MT


 A agropecuária Montedan Administração, Comércio e Indústria Ltda, anunciou que vai recorrer da decisão judicial que determinou, em caráter liminar, a entrega da área onde está situada a “Cachoeira do Uirapuru”, em Nova Lacerda, no Norte de Mato Grosso, declarada de utilidade pública pela Prefeitura. 
A agropecuária anunciou que no local será construída uma hidrelétrica. A reabertura da cachoeira, fechada desde 2007, aconteceu no ultimo sábado, com a realização de um mutirão de limpeza.
Altos funcionários do grupo agropecuário estiveram no local, sábado, e contestaram a decisão judicial. Segundo o advogado José Roberto Alvin tanto o decreto quanto a liminar existem falhas. “Neste momento iremos recorrer da decisão. Vamos comunicar ao tribunal de que existem falhas no decreto, O prefeito decretou a desapropriação de uma área de aproximadamente 68 hectares não colocando o valor real desta área” – disse o causídico.
Ele elencou ainda o fato de a Prefeitura não ter citado que a agropecuária detém uma autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para funcionar no local uma PCH. Segundo ele, inclusive já existe ate um procedimento administrativo junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e que só não esta em funcionamento por falta de uma autorização ambiental por parte do município.
O advogado disse ainda que o grupo está aberto para negociações, e que o motivo da contestação é em relação ao baixo valor oferecido pelo município. Segundo afirmou, 17 mil foi o valor oferecido pelo município. “É muito pouco. Já ouve muitos gastos com projetos de regularização para que funcione a usina, gastos com equipamentos entre outros. Esse valor não paga nem as despesas. Se o município pagar pela área o preço de mercado e ressarcir todos os nossos prejuízos iremos chegar a um denominador comum sim, já estamos fazendo o levantamento dos valores e voltaremos a nos reunir” -  disse Alvin.
Mesmo que provisório a liminar, o prefeito Valmir Moretto considera a decisão judicial como sendo uma grande vitoria. Confiante, mobilizou toda a sua equipe e uma frente de trabalho foi formada para que estradas e pontes fossem recuperadas, possibilitando assim o acesso de todos ao local.  “O Grupo esta contestando, e eles tem todo direito, afinal isto faz parte da democracia. Ganhamos na primeira instancia e iremos lutar pra ganhar em todas eu acredito no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso que entendeu que a “cascata” não é do prefeito e sim um bem publico” – disse o prefeito.
Moretto disse que a visitação esta liberada, as estradas e pontes estão recuperadas. Ele promete que nos próximos dias começará a trabalhar  a estrutura local para dar aos turistas condições de se divertirem com mais segurança. “Este é um passo importante para alavancar o potencial turístico do nosso município” - ressalta o prefeito   
Nova Lacerda  esta entre os municípios de maior potencialidade turística do Estado de Mato Grosso, suas belezas naturais composta por cachoeiras e aldeias indígenas encantam a todos que la residem ou visitam. A Cascata Uiarapuru esta localizada a 26 km do perímetro urbano da cidade.


Fonte:Hebert AlmeidaRedação 24 Horas News com Eva Santtus

Nenhum comentário:

Postar um comentário