segunda-feira, 30 de maio de 2011

Após pressão da Fifa, Corinthians anuncia início das obras em Itaquera


No mesmo dia em que a Fifa ameaçou São Paulo de ficar fora da Copa do Mundo de 2014, a diretoria do Corinthians anunciou o início das obras do estádio em Itaquera, na zona leste da capital, para a próxima segunda-feira, dia 30 de maio.
Obras Corinthians Itaquera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Corinthians anunciou o início das obras em Itaquera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nesse primeiro momento, os trabalhos começarão com a terraplenagem. Essa etapa tem previsão de três meses. Depois disso, Timão e Odebrecht, construtora responsável pela obra, farão seleção dos profissionais para a construção.
A diretoria do Corinthians avisa que a contratação dos operários não será feita no canteiro de obras. As informações para a seleção serão passadas mais adiante. Mas a prioridade será dos moradores de Itaquera e da zona leste em geral.
Timão e Odebrecht assinaram um acordo de intenções no final de agosto do ano passado, às vésperas do aniversário de 100 anos do clube paulista. Logo depois, com a exclusão do Morumbi, o estádio passou a ser candidato à Copa do Mundo.
E mais: pleiteou também o direito de receber a abertura do Mundial de 2014, aumentando assim o projeto de 48 mil para 70 mil lugares. Inicialmente, as obras eram para começar em janeiro, mas problemas burocráticos impediram.
Queremos, dentro das nossas realidades, fazer um estádio que possa atender às exigências da Fifa para abrir a Copa do Mundo, sem que para isso o clube seja onerado"
Rosenberg
Assim como aconteceu até a última terça-feira, última data furada pela diretoria corintiana. Na própria terça-feira, o Corinthians e a Odebrecht, pressionados, assinaram o contrato para a execução da terraplanagem.
Apesar do início das obras ter sido anunciado para esta segunda-feira, ainda há um impasse entre as partes. Tudo por conta do orçamento final da construção do Fielzão. O clube quer diminuir o orçamento de R$ 1 bilhão para R$ 700 milhões.
- Nosso compromisso é com os corintianos e com o estado de São Paulo. Queremos, dentro das nossas realidades, fazer um estádio que possa atender às exigências da Fifa para abrir a Copa do Mundo, sem que para isso o clube seja onerado em uma conta que não poderá pagar - disse Luis Paulo Rosenber, diretor de marketing do Timão, via assessoria de imprensa.
E nesse processo, o Corinthians já ouviu outras construtoras. Até para pressionar a Odebrecht a apresentar uma solução para a redução. Nesta sexta-feira, porém, as duas partes tiveram de se unir rapidamente para dar uma resposta à Fifa.
Em reunião na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, o secretário geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, confirmou que São Paulo não estará na Copa das Confederações e criticou os atrasos, especialmente dos paulista e de Natal.
Foi por isso que a diretoria do Corinthians passou a tarde reunida com representantes da Odebrecht para contratar a empresa terceirizada que fará a terraplenagem e poder anunciar o início das obras para segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário