quarta-feira, 4 de maio de 2011

Construção civil em Itatiba vende mais que média nacional


Setor fechou abril com expansão de até 7%. Maio seguirá aquecido, acreditam lojistas

A retomada de obras e reformas foi o fator responsável pelo aquecimento de até 7% do mercado da construção civil em Itatiba durante abril. A cidade registra percentual maior do que a média nacional na comparação com março. Enquanto que para as lojas itatibenses a média de vendas ficou na casa dos 7%, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) divulgou na segunda-feira aumento de 6,5% na venda de material de construção no varejo.

Na comparação com o mesmo período em 2010, o crescimento é ainda mais expressivo: lojistas apontam até 30% de evolução nas vendas. Um dos itens mais vendidos no último mês foi o ferro armado, item básico em construções.

“Vendemos cerca de 6% a mais, apesar do preço ter subido um pouco. O mercado está aquecido, mantendo uma boa expectativa para maio”, diz Lucia Mendes,  gerente da Mendaço, loja especializada em ferro e aço.

Comerciantes estão otimistas com a procura e acreditam que neste mês – quando historicamente as chuvas começam a escassear, favorecendo o ritmo acelerado das construções – será um mês de ainda maior lucratividade. Comemorando um bom mês de abril, na Portella Material para Construção as vendas alavancaram depois do Carnaval.

“Abril em geral não é tão bom, mas esse foi ótimo”, diz a empresária Priscila Fontana. Em sua loja o produto mais vendido foi rejunte, para acabamento.

“Os imóveis em Itatiba estão valorizados, por isso tem muita gente construindo. Quem já tem imóvel, está reformando”, diz.  Telhas e cimento foram os top de vendas na Souza Materiais para Construção em abril, e indicam que este mês deverá repetir a boa saída 

“O mês de maio já começou bem, com bastante entrega, mesmo com o preço um pouco maior. O itatibense está construindo”, diz o vendedor Luis Augusto Angelon.

BOM BÁSICO/ Pedra, areia e pregos são provas de que a construção está em alta. Os primeiros são especialidade da Basscom, que depois de um começo de ano fraco, viu os pedidos aumentarem desde março. “Estamos sentindo o reflexo do mercado. A expectativa para maio é melhorar ainda mais”, diz o dono do negócio Vinicius Canale Bassan.

Pregos, junto com arame, lideram as vendas no Armazém das Ferragens. Para o dono Ricardo Tescarollo, a estiagem de maio abrirá novas frentes de construção, com avanço das obras e tendência de venda maior em acabamento. Essa é expectativa também de Adriana Delarisci, dona da Esquinão Materiais para Construção.

“O feriado de abril pode ter atrapalhado um pouco, mas para maio esperamos ser igual ao final de ano, que teve muita procura e entrega”, diz

Fonte:Mari Giro Agência BOM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário