quarta-feira, 4 de maio de 2011

Construtoras atingem nova classe média atuando fora dos grandes centros

 


De olho na população que almeja realizar o sonho de ter a casa própria, construtoras ampliaram o universo geográfico e passaram a lançar empreendimentos fora dos grandes centros do País. Estudo do IPC Maps, que mede o potencial de consumo, mostra, por exemplo, que a maior parte dos gastos classificados pelos brasileiros como "outras despesas", que representam 25,9% do gasto total, inclui principalmente o desembolso com a compra da casa própria e com reformas.
A construtora Trisul, por exemplo, desde 2007 expandiu os lançamentos para além da Região Metropolitana de São Paulo, em cidades do interior do Estado e municípios satélites de Brasília, onde detectou que havia um bom potencial de compra e baixa oferta de produtos.
Outra construtora, a Living Construtora, braço da Cyrela para a baixa renda, teve em 2009, 70% dos seus lançamentos nas grandes cidades do Sudeste e as Regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste respondiam por 30% dos novos empreendimentos. No ano passado, o Sudeste diminuiu sua fatia para 60% e as demais regiões ampliaram a participação para 40%.
A Rossi Incorporadora e Construtora é outra empresa do setor que decidiu diversificar as regiões de atuação. Há 15 anos a empresa decidiu ir para outras regiões do País e hoje, baseada em pesquisa, tem um plano consistente de expansão que prevê a atuação em 120 cidades, na faixa de 200 mil habitantes, onde ainda não está. Essa lista reúne municípios das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, como São Luiz/MA, Belém/PA, Cuiabá/MT, Londrina/PR e, em São Paulo, cidades como Barretos, Franca, Presidente Prudente e Araçatuba.

Fonte:http://www.urbansystems.com.br/noticias/ler/construtoras-atingem-nova-classe-media-atuando-fora-dos-grandes-centros

Nenhum comentário:

Postar um comentário