segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nortão: lançada obra de hidrelétrica que deve ficar pronta em 3 anos

Foi lançada, neste domingo, a pedra fundamental de construção da usina hidrelétrica Colíder, pela diretoria da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica). O presidente Lindolfo Zimmer, o prefeito de Colíder, Celso Paulo Banazeski e também dos prefeitos Antonio Luiz Cézar de Castro (Nova Canaã do Norte); Raimundo Zanon (Itaúba) e do chefe de Gabinete Luiz Coelho, representando o prefeito de Cláudia Vilmar Giachini e o prefeito de Nova Santa Helena, Dorival Lorca estiveram na solenidade, no local está sendo construída a barragem. O represamento vai abranger terras dos quatro municípios, que têm uma estrutura fundiária formada predominantemente por grandes propriedades e cuja principal atividade econômica é a pecuária bovina.
De acordo com o presidente, a empresa paranaense está expandindo seus negócios para o Estado de Mato Grosso. “Sabemos que vamos contribuir tanto para o desenvolvimento do Estado quanto do país, com esta obra”, destacou. Zimmer destacou ainda que “a região não será a mesma depois dessa obra. Vai dar um salto de qualidade, girando a economia, gerando impostos, gerando mais qualidade de vida”.

A previsão de conclusão é para o final de 2014. Conforme Só Notícias já informou, o contrato de concessão da futura usina hidrelétrica de Colíder assegura à Companhia Paranaense de Energia o direito de operar e comercializar a energia nela produzida pelo prazo de 30 anos. Com seus 300 megawatts de potência instalada, a Usina Colíder poderá gerar energia elétrica suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 850 mil habitantes, ou o equivalente à população  de Cuiabá e Várzea Grande.
De acordo com o prefeito Celso Paulo Banazeski a obra vai gerar um desenvolvimento regional muito grande. “Os quatro  municípios envolvidos diretamente serão beneficiados, assim como aqueles envolvidos indiretamente. Vamos estar atentos para que isso não gere apenas crescimento mas também desenvolvimento social e qualidade de vida para nossa população”, ressaltou.

A usina será o primeiro de quatro aproveitamentos previstos para serem executados no curso do rio Teles Pires, na bacia do Tapajós. Além desses quatro empreendimentos, existem mais oito aproveitamentos de grande porte inventariados na bacia do Tapajós previstos para serem leiloados pelo Governo Federal nos próximos anos.
Empresa de capital misto controlada pelo Governo do Paraná, a Copel possui um parque gerador próprio composto por 18 usinas (17 delas, hidrelétricas), cuja potência instalada totaliza 4.550 MW e que responde pela produção de aproximadamente 7% de toda eletricidade consumida no Brasil.  Para marcar de forma concreta sua chegada à região, a Copel implantou um escritório administrativo em Colíder, que funcionará como unidade avançada da sua Diretoria de Engenharia e da sua Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial. Está localizado na avenida Tancredo Neves 610, no setor sul da cidade.

Fonte: Só Notícias com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário