segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vale fortalece consórcio de Belo Monte, afirma Mauricio Tolmasquim

Fonte:http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=1&id_noticia=371882
São Paulo - A entrada da Vale na construção da usina hidroelétrica Belo Monte, no rio Xingu, fortaleceu o consórcio responsável pelo empreendimento, segundo avaliação feita pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim. "A Vale já tinha interesse em Belo Monte.
É uma maneira de fortalecer o consórcio e atender a algo que a empresa sempre quis.Todos os lados ganham", disse Tolmasquim.



A Vale entrou no consórcio Norte Energia, responsável pela construção de Belo Monte, com a compra da fatia de 9% da Gaia Energia, empresa do grupo Bertin, que anunciou, em fevereiro, que deixaria o empreendimento. A mineradora chegou a participar do leilão da usina no Consórcio Belo Monte Energia, que perdeu a disputa.

Tolmasquim negou que a influência da mineradora possa apressar a emissão do licenciamento ambiental exigido. "Não tem nenhuma relação. O licenciamento depende do atendimento das condicionantes que foram colocadas na licença prévia, e quem tem que julgar isso é o órgão ambiental, no caso, o Ibama [Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]", disse. "A Vale entrar no empreendimento é bom porque é uma empresa sólida que dá mais robustez ainda ao consórcio."

Tolmasquim rejeitou ainda a ideia de que haja uma pressão internacional capaz de atrapalhar a construção da usina. Segundo ele, o Brasil deve olhar a realidade do País, seus recursos naturais, e então tomar suas próprias decisões. "Existem pontos de vista diferentes. A verdade é que o Brasil é um dos poucos países que ainda não usou todo o seu potencial hidrelétrico. A maioria dos países desenvolvidos, como França, Estados Unidos, Japão, já usaram praticamente 100% do seu potencial hidroelétrico. Qualquer país gostaria de estar no lugar do Brasil, com esse potencial".

Bertin

O Grupo Bertin vendeu da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) Sacre II, no Município de Brasnorte (MT). O anúncio foi feito na sexta-feira, por meio de nota, na qual o grupo informa ter concluído, com a assessoria do Banco Votorantim, a venda da Brasil Central Energia Ltda., empresa constituída para construir e operar essa PCH. Até o momento, a empresa não informou o nome do comprador do ativo e o valor da negociação.

Segundo o grupo, esta operação permitirá à Bertin Energia, "realizar investimentos nos outros projetos existentes, o que garante o prosseguimento das obras e a entrada em operação em prazos curtos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário