sexta-feira, 17 de junho de 2011

Norte Energia S.A. e prefeituras lançam Plano para Combate à malária na região de Belo Monte


A Norte Energia S.A. e Secretarias de Saúde dos municípios de Altamira, Pacajá, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu lançam, em Altamira, no próximo 1º de julho, o Plano de Ação para Controle da Malária para a área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento.

O Programa de Ação para Combate à Malária é resultado de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Saúde da área de influência da UHEBelo Monte e faz parte das condicionantes estabelecidas na Licença de Instalação nº 795, de 01/06/2011. O Programa prevê a ampliação da estrutura dos municípios e a qualificação da gestão municipal de modo a facilitar o acesso da população a medidas de controle da malária e, desta maneira, permitir o diagnóstico precoce. Com isso, espera-se um tratamento adequado da doença e a cura mais rápida do paciente. O Plano terá um custo total de R$ 36,8 milhões para a Norte Energia.
O convênio firmado entre a empresa e os municípios prevê o investimento da Norte Energia em mão-de-obra e fornecimento de equipamentos, viaturas e insumos para cumprir o planejamento contra a malária e outras doenças transmissíveis. A empresa já iniciou a contratação de 195 profissionais de saúde que irão atuar no programa. Esses profissionais serão treinados pelas prefeituras dos municípios abrangidos pelo programa.
A Norte Energia entregará às prefeituras desses municípios 17 caminhonetes cabine dupla, 36 motocicletas, 17 barcos de vários tamanhos, 30 bicicletas, 54 microscópios, 25 geradores, 45 bombas para aplicação de inseticidas, 12 computadores e 15 GPS. A empresa fornecerá ainda insumos para a execução das operações de campo, tal como combustível, lâminas, lancetas e reagentes para o diagnóstico da doença, além de uniformes e equipamentos de proteção dos agentes e serviços de manutenção dos equipamentos. O valor total desses equipamentos alcança R$ 2,5 milhões.
A malária é a principal doença em importância epidemiológica na região Amazônica. Conforme dados do Ministério da Saúde, foram registrados 333.407 casos de malária no país em 2010, sendo que a Região Amazônica concentra 99,7% da transmissão da doença no Brasil. Em 2000, foram registrados no país mais de 700 mil casos de malária. A estrutura disponibilizada para o controle da malária deverá ser utilizada pelos municípios também para o controle de outras doenças, como dengue, leishmaniose, doença de Chagas e doenças sexualmente transmissíveis.


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário