quarta-feira, 15 de junho de 2011

PCH Paracambi promove gincana com o tema reciclagem


Brinquedos criados pelos alunos a partir das oficinas de reciclagem


Num mundo em que reciclar é a palavra de ordem, cerca de 70 alunos das escolas municipais Coroado e Floresta, em Paracambi, mostraram que já aprenderam esta lição. O grupo, com faixa etária de 5 a 11 anos, participou da Campanha Temática sobre reciclagem promovida pela Lightger. Durante um mês, educadores estiveram nos colégios duas vezes por semana para realizar oficinas em que ensinaram as crianças a transformar lixo em brinquedo. O resultado desse trabalho foi apresentado numa gincana, dia 7 de junho, na Fábrica do Conhecimento, em Paracambi.        
O evento da PCH Paracambi foi incluído na programação da Semana Municipal do Meio Ambiente. O prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa, o diretor da Lightger, José Renato Lavourinha, o gerente Ambiental da PCH Paracambi, Adalto Gomes, além dos secretários municipais de Meio Ambiente, José Luiz Oliveira, e de Educação, Janice Leal, estiveram na gincana para conferir de perto o trabalho da garotada.  
“Para a Lightger, esse tipo de evento é fundamental, pois não queremos apenas chegar, se instalar, fazer uma obra e ir embora. Nós queremos conhecer nossos vizinhos e, na medida do possível, ser útil”, afirmou o diretor da Lightger José Renato Lavourinha.  
O prefeito Tarciso Pessoa ressaltou algumas parcerias socioambientais que devem acontecer entre a prefeitura e a PCH Paracambi. Um dos exemplos citados foi o caminhão Muck com cesto para a poda de árvores, que deverá ser doado pelo empreendimento ao município. Também foram lembrados o apoio à tradicional Cantata de Natal paracambiense e o trabalho de reflorestamento promovido pela PCH Paracambi no entorno do futuro reservatório da usina (serão 283 hectares com espécies da Mata Atlântica).  
“Nesta Semana Municipal do Meio Ambiente, não podemos deixar de falar do esforço para desenvolver trabalhos de reflorestamento em Paracambi. Queremos boa parte do nosso município, que já tem a área do Parque do Curió, coberta pela mata que aqui havia quando nossos antepassados chegaram”, disse o prefeito.  
“Enquanto há tanta degradação do meio ambiente no mundo, em Paracambi, temos a preocupação de caminharmos no sentido contrário. Questões como preservação e reflorestamento têm destaque em nossa pauta. É importante que os empreendimentos que aqui cheguem estejam alinhados com essa mentalidade”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, José Luiz Oliveira.  
O diretor da Lightger, José Renato Lavourinha, lembrou que há três anos eventos socioambientais são desenvolvidos em escolas do município pela PCH Paracambi. “Esta gincana não é uma ação isolada. É a continuidade de um trabalho de conscientização ambiental junto às crianças que acontece desde 2008, antes mesmo de a obra para construção da usina começar. Nossa proposta é desenvolver projetos sempre com foco na questão ambiental”, afirmou Lavourinha.  
A secretária de Educação, Janice Leal, reconheceu a importância desse tipo de parceria para as escolas Coroado e Floresta. “Não há dúvida de que com a chegada da PCH Paracambi houve um grande ganho para o município. Essa relação é ainda mais especial para as escolas que participam diretamente das atividades promovidas pela PCH Paracambi”, comentou a secretária.  
Zeni dos Santos, diretora da escola Floresta, e Natalina Alves, diretora da escola Coroado, concordam com a secretária. Ambas aproveitaram o evento para agradecer as parcerias com a PCH Paracambi. “Só posso dizer muito obrigada”, comentou Natalina. Enquanto Zeni fez questão de reivindicar a continuidade desse trabalho: “Que venham mais parcerias.”   
Outra testemunha dos bons frutos que esse tipo de parceria pode render para as crianças é a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paracambi, Lituânia Bastos, que esteve envolvida diretamente nos dois últimos projetos desenvolvidos pela PCH Paracambi. “Se não fosse esse tipo de iniciativa, talvez essas crianças não tivessem acesso a um aprendizado mais específico, com oficinas, teatro e outros atrativos pedagógicos para desenvolver a conscientização do tema meio ambiente no público infanto-juvenil.”  
Um bom exemplo desse tipo de dinâmica mais atraente para abordar o tema reciclagem foi a peça “Vida de Lixo”, apresentada no encerramento da Gincana pelo grupo teatral da ONG 5º Elemento. “Nunca havia visto uma peça de teatro antes. É divertido, e a gente realmente aprende. Achei legais os personagens, como o papelão que se transformou em revista”, disse Marlon Pereira, 11 anos, aluno do 5º ano da Escola Coroado, em Paracambi.             
 Atividades educativas são realizadas desde 2008   
Além das Campanhas Temáticas deste ano e as Oficinas Ambientais de 2010, a PCH Paracambi produziu em 2008 a cartilha “A energia que vem do rio”, outro projeto educativo para o público infanto-juvenil.   
Em maio de 2008, o projeto foi apresentado em sete escolas pré-selecionadas do entorno do empreendimento (cinco em Paracambi, uma em Itaguaí e uma em Piraí). Juntas, as escolas somam 1.306 alunos com idades de 3 a 14 anos.   
Saiba mais sobre a Campanha Temática deste ano    
De 12 de maio a 16 de junho, serão realizadas Campanhas Temáticas em que, mais uma vez, o foco é despertar o interesse sobre a importância da reciclagem. Assim como no projeto Oficinas Ambientais, em 2010, estão envolvidos nesse trabalho as escolas municipais Coroado e Floresta (ambas em Paracambi) e a Aurelino Gonçalves Barbosa (em Piraí). Num total de 174 alunos das três instituições de ensino.   
Este ano, entre as atividades do projeto Campanhas Temáticas estão palestras de conscientização ambiental, oficinas de reciclagem, gincanas e peças teatrais.   
O resultado desse trabalho será apresentado em gincanas. A primeira aconteceu dia 7 de junho, na Fábrica do Conhecimento, em Paracambi, para as escolas Coroado e Floresta. Enquanto no dia 15 de junho acontece o mesmo evento na escola Aurelino Gonçalves Barbosa, em Cacaria, distrito de Piraí.  
  
Gerente Ambiental, Adalto Gomes, e o diretor da Lightger, José Renato Lavourinha, entregam placa a diretora da escola Floresta, Zeni dos Santos.

Prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa, entrega placa para diretora da escola Coroado, Natalina Alves.

O bate-bola foi uma das fantasias criadas pelos alunos a partir das oficinas de reciclagem.

Brinquedos criados pelos alunos a partir das oficinas de reciclagem.


 
Gerente Ambiental, Adalto Gomes, mostra maquete da PCH aos alunos.

Diretor da Lightger (direita) mostra maquete da PCH ao secretário municipal de Meio Ambiente (esquerda) e ao prefeito de Paracambi (centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário