quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comportas do Vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel são abertas




Foi realizada por volta das 18h desta segunda-feira, 04 de abril, a abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel. A ação foi executada em virtude dos altos índices pluviométricos ocorridos no Estado de Rondônia, mais precisamente na bacia hidrográfica do Rio Jamari.

Com o grande crescimento da vazão do afluente da UHE Samuel, ontem o lago superou a capacidade de armazenamento de 100% do volume útil do reservatório ao atingir a cota 87,41m, ou seja, quarenta e um centímetros acima do nível normal de operação da Usina. No início da madrugada desta terça-feira, o lago registrou aumento de mais três centímetros em seu nível, sendo necessário elevar a vazão vertida. Com a abertura das cinco comportas, podem ser despejadas no Rio Jamari, até um milhão e trezentos mil litros de água por segundo.

A comunidade localizada a jusante da Usina foi comunicada com antecedência sobre a abertura do vertedouro através da coordenação do Meio Ambiente da Empresa.

De acordo com o Gerente da Eletrobras Eletronorte, em Rondônia, Edgard Temporim Filho, o vertedouro poderá ficar aberto enquanto durar o período de fortes chuvas na região. “Não há uma data certa para o fechamento do vertedouro. O controle do nível da água é realizado a cada hora pelos técnicos da operação; enquanto a chuva não cessar o vertedouro continuará aberto, até o manter o nível aceitável para segurança da Usina”, explica o Gerente.

Todo o controle do lago está sendo acompanhado pelo Operador Nacional do Sistema – ONS que é responsável pela coordenação da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Geração

A UHE Samuel possui potência instalada de 216 MW. Em 2009 a Usina bateu o recorde de geração de energia. O total entregue ao Sistema Acre – Rondônia foi de 910.889 MWh. Esse número equivale a uma média mensal de 103,98 MW, que representa uma diferença superior a 20% em relação à energia assegurada da Usina (em torno de 85 MW).

Fonte:Terezinha Félix de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário