quinta-feira, 14 de julho de 2011

Energia limpa polui?


Por: Hugo Brito


Depois do acidente de Fukushima, onde uma usina nuclear despejou no ambiente radiação de forma incontrolável, o mundo todo se colocou em uma cruzada por formas de gerar energia preservando o meio ambiente e sem produzir lixo tóxico como o das usinas nucleares. Além das boas e velhas hidrelétricas, que na teoria seriam totalmente não-poluentes por usarem água para movimentar as turbinas, gerar energia através da força do vento - a energia eólica - tem se tornado a cada dia a matriz energética mais discutida e incentivada pelos governos. Mas estudos questionam todo esse cenário “verde”.


Hidrelétricas e o aquecimento global
O problema da geração de energia pelas hidrelétricas é abordado em uma pesquisa conjunta da instituição espanhola IC3 - Instituto Catalão de Ciências do Clima e pelo Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas. Segundo o estudo, os lagos das usinas hidrelétricas fazem delas tão nocivas à atmosfera quanto as usinas termelétricas, fato gerado pela liberação de gases do efeito estufa, dentre eles o metano, resultante da decomposição das florestas inundadas pelos lagos das usinas. A pesquisa relata que  existem hoje no Brasil 33 mil quilômetros de reservatórios de hidrelétricas e deles seria liberada por ano a mesma quantidade de gases do efeito estufa jogada na atmosfera pela cidade de São Paulo.


Para rebater esta ideia, uma outra linha de pesquisa desenvolvida por uma organização com sede na Escandinávia, o Sintef, afirma que os grandes lagos das usinas teriam efetivamente esse papel de poluidores apenas durante os primeiros 10 anos e que depois, já terminado o processo de apodrecimento das florestas inundadas, as algas e outros micro-organismos, além de peixes, liberariam para a atmosfera gás carbônico suficiente para compensar a poluição prévia por gases como o metano.

Energia do vento 
O sistema de geração de energia que usa o vento tem sido apontado por governos do mundo inteiro como uma forma limpa e uma alternativa boa para o meio ambiente. Mas uma reportagem publicada no site do jornal inglês Daily Mail levanta uma suspeita de que não é tudo tão maravilhoso assim. O que acontece é que, para gerar energia, as pás dos enormes cata-ventos das usinas eólicas movimentam turbinas, coisa semelhante ao que temos em hidrelétricas mas lá quem roda os geradores é a água. Esses geradores usam um sistema magnético - ímãs mesmo -  para gerar eletricidade.


O elemento usado para fazer os poderosos ímãs é o Neodímio, que tem hoje a China como um dos maiores produtores. Segundo a reportagem do Daily Mail, o problema está no processo de mineração que origina este material, que seria altamente tóxico, liberando para a atmosfera gases responsáveis por doenças como câncer e osteoporose. A reportagem mostra fotos de uma cidade no norte da China que são, no mínimo, dignas de reflexão. Em uma é possível se ver enormes chaminés despejando fumaça no ar. Em uma outra é mostrado um lago de resíduos tóxicos que teria poluído a região e impedido o uso do solo pelos moradores que ficaram sem ter como trabalhar na terra.
E o que fazer? Pergunta difícil. O mundo atual não tem como existir sem energia elétrica. Discutir as diversas formas de produzí-la pesando os impactos no ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário